segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O padrão de Deus 2 > Moysés Malafaia

"O vento sopra aonde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai; assim  é todo o que é nascido do Espírito" João 3:8


Mas, a pergunta continua: qual seria o modelo, então?

A Palavra de Deus faz menção em Atos dos Apóstolos 15.16,17: "Depois disto voltarei e reedificarei o Tabernáculo de Davi, que está caído; reedificarei suas ruínas, e tornarei a levantá-lo, para que o resto dos homens busque ao Senhor, sim, todos os gentios sobre os quais é invocado meu Nome". Este texto na realidade, é o esclarecimento de uma profecia registrada no livro de Amós 9.11,12: "Naquele dia, levantarei o Tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade; para que possuam o restante de Edon e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas", o qual tratava da restauração do Israel espiritual. Este é o "gancho" que encontramos e que aponta para uma fase ocorrida no Velho Testamento, mas que possui o cheiro de Nova Aliança. O modelo que estávamos procurando, está contido no período áureo do reinado de Davi e funcionou por aproximadamente 40 anos. Hoje em dia nossas estruturas musicais têm muito a ver com aquela época como cumprimento da promessa de restauração. É interessante dizer que nenhuma outra época durante o período do Velho Testamento foi mencionada no Novo Testamento com essa promessa de restauração. O Tabernáculo de Davi traz uma revolução musical no louvor e adoração na Casa de Deus. Foi, sem dúvida, o grande período de Israel no Velho Testamento, pois se assim não fosse, com certeza Deus não prometeria restaurá-lo. A partir daquela época a música começou a fazer parte do culto ao nosso Deus; Davi instituiu os cânticos na adoração - que grande revelação! Porque durante o funcionamento do Tabernáculo de Moisés, a música, o cântico, os instrumentos não faziam parte da adoração, não faziam parte do culto. Verifica-se na passagem de Atos que, além do modelo, é também revelada a grande finalidade dessa restauração "para que o resto dos homens busque ao Senhor." Aqui podemos fazer uma reflexão: Será que podemos levar os homens a buscar ao Senhor se nós mesmos não O buscarmos? O Ministério de Música tem uma tremenda responsabilidade de levar os homens a sentirem mais fome e sede de conhecer o Senhor, mas só pode mostrar e ensinar o caminho a alguém se já o conhece. Só podemos levar alguém a adorar ao Senhor se a nossa vida reflete essa adoração pois, com certeza, não serão apenas as nossas palavras que vão levar outras pessoas a adorarem ao Senhor, mas sim, as nossas vidas (existe um dito militar que reforça muito bem esta verdade:"A palavra convence, mas o exemplo arrasta"). Descoberto o modelo e sua finalidade temos pois que atentar para fazer conforme o que nos foi mostrado. A passagem bíblica que muito nos revela sobre a essência deste modelo é a que está registrada em I Cro 25.1,6-8. Aqui estão contidos vários princípios que procuro ardentemente cumprir e transmitir, e que são fundamentais para o êxito do Ministério de Música em nossa Igreja.

A Palavra diz: "Também Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o serviço alguns dos filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com alaúdes e  com címbalos. Este foi o número dos homens aptos que fizeram a obra segundo o seu serviço... Todos estes estavam sob a direção de seus pais para a música na casa do Senhor, com címbalos, alaúdes e harpas, para o serviço da casa de Deus. E Asafe, Jedutum e Hemã, estavam sob às ordens do Rei.
Era o número deles, juntamente com seus irmãos, instruídos em cantar ao Senhor, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito pessoas. E determinaram seus cargos por sorte, todos igualmente tanto pequeno como grande, assim o mestre como o discípulo." (VRC).

Estes princípios são retirados do texto acima baseados nas palavras nele contidas e que são os seguintes: (1) "..., separou..." – SEPARAÇÃO (2) "..., para o serviço..." – MINISTÉRIO (3) "..., filhos de..." – FAMÍLIA (4) "..., para profetizarem..." – PROFÉTICO (5) "..., homens aptos..." – APTIDÃO (6)  "..., sob a ..." – SUBMISSÃO (7) "..., para a música..." – MÚSICA (8) "..., instruídos em cantar ao Senhor..." – INSTRUÇÃO (9) "..., todos eles mestres..." – APERFEIÇOAMENTO (10) "..., todos igualmente..." – UNIDADE (11) "..., assim o mestre..." – ENSINO (12) "..., como o discípulo..." 

DISCIPULADO

São doze princípios e, quando revelados, transformam-se em uma fonte geradora de vida necessária àqueles que foram e outros que ainda serão chamados a pôr a mão no arado nesta terra chamada "música do céu a serviço de Deus". Dos doze, três mostram a finalidade do ministério: "para o serviço"; "para profetizarem" e "para a música". Os outros nove princípios caracterizam o ambiente propício e a preparação necessária para se cumprir os objetivos no Ministério de Música da igreja. "Atenta pois para que faças conforme ao seu modelo" , diz o Senhor.

Pr. Moysés Malafaia