Gente, o propósito que tenho não é construir um tratado de harmonia; e sim, compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, a fim de facilitar a leitura harmônica e construir caminhos interessantes para aqueles que gostam de improvisar e harmonizar melodias (chord melody). O conhecimento que estarei compartilhando não está direcionado aos músicos principiantes; e sim, músicos intermediários e avançados.
Áreas
1 Tônica > Compreendido: I7M, IIIm7 e VIm7
Os acordes que podemos construir nesta área possuem estrutura harmônica semelhante, ou seja, a formação do acorde é muito semelhante alterando apenas as vozes em função do grau. Analisemos a nota G em relação aos graus propostos:
5J > I7M; 3m > IIIm7; 7m > VIm7
Bizu: a sonoridade da mesma nota será diferente em cada acorde construído nos graus mencionados. Memorizar o som da nota sobreposta aos acordes é um dica bem interessante, seja na improvisação quanto na harmonização.
2 Dominante > Compreendido: V7 e VIIm7(b5)
3 Subdominante > Compreendido: IIm7 e IV7M
Bizu: Se os acordes dentro da mesma área possuem estruturas semelhantes, podemos executar uma acorde sobre o outro, ou em substituição? Bem, trabalharemos este assunto em outra oportunidade.
Denílson Alves

Autorização para utilização das postagens em sites, blogs etc.,Contudo é necessário que seja feita referência ao autor e ao blog.
MESTRES DA IMPROVISAÇÃO
LUPA SANTIAGO
LUPA SANTIAGO
Achando o seu lugar na IMPROVISAÇÃO!!!
Sonoridade menor melódica e cromatismos sempre muito presente na música do Mestre LUPA SANTIAGO!
Sonoridade menor melódica e cromatismos sempre muito presente na música do Mestre LUPA SANTIAGO!