Harmonia e Improvisação

Sensações Harmônicas na Música Ocidental 
Gente, o propósito que tenho não é construir um tratado de harmonia; e sim, compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, a fim de facilitar a leitura harmônica e construir caminhos interessantes para aqueles que gostam de improvisar e harmonizar melodias (chord melody). O conhecimento que estarei compartilhando não está direcionado aos músicos principiantes; e sim, músicos intermediários e avançados.

Áreas

1 Tônica > Compreendido: I7M, IIIm7 e VIm7
Os acordes que podemos construir nesta área possuem estrutura harmônica semelhante, ou seja, a formação do acorde é muito semelhante alterando apenas as vozes em função do grau. Analisemos a nota G em relação aos graus propostos:                 
                  
5J  >  I7M;  3m > IIIm7;  7m > VIm7
Bizu: a sonoridade da mesma nota será diferente em cada acorde construído nos graus mencionados. Memorizar o som da nota sobreposta aos acordes é um dica bem interessante, seja na improvisação quanto na harmonização.

2 Dominante > Compreendido: V7 e VIIm7(b5)

3 Subdominante > Compreendido: IIm7 e IV7M
Bizu: Se os acordes dentro da mesma área possuem estruturas semelhantes, podemos executar uma acorde sobre o outro, ou em substituição? Bem, trabalharemos este assunto em outra oportunidade.


Denílson Alves


Campo Harmônico, maior, menor, menor natural e menor melódico
Sobreposição de Arpejos sobre acordes
Denílson Alves





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MESTRES DA IMPROVISAÇÃO
LUPA SANTIAGO 
Achando o seu lugar na IMPROVISAÇÃO!!!
Sonoridade menor melódica e cromatismos sempre muito presente na música do Mestre LUPA SANTIAGO!