sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pássaros com asas quebradas...

Texto: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Izaque, e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.” (Ex 3.6).
Introdução: Há um provérbio anglo-saxônico que diz: “um pássaro com asa quebrada nunca voará tão alto”. Em outras palavras, uma vez que nós tenhamos caído, jamais coseguiremos nos levantar totalmente como antes. Uma vez caído, sempre caído. “Afinal não se pode esperar tanto de um passarinho da asa quebrada.”


Vejamos o que a Bíblia diz sobre a “Galeria das asas quebradas”.

1 – Abraão – Mentiu, desobedeceu a Deus,  por duas vezes, mesmo assim, foi reconhecido como “amigo de Deus”. Com a asa quebrada, Abraão voou mais alto do que ele ou qualquer outro havia  voado.
2 – Jacó Trapaceiro e enganador. Na maioria das vezes sem qualquer escrúpulo. Um sério candidato a caso perdido. Contudo, mesmo com este currículo invejável, Deus o elevou de tal modo que o seu velho nome não pôde conter tanta glória, e de Jacó, passou a chamar-se Israel.
3 – Raabe A prostituta, mulher da zona de meretrício. Deus a usou apesar de sua baixa reputação! A despeito de suas asas quebradas. Deus a escolheu como um instrumento, não só para salvar a vida de dois homens como para trazer Jesus ao mundo. Nunca asas quebradas voaram tão alto na graça de Deus.
4 – Davi Como é bom saber que nosso Deus é o Deus de Davi. Apesar de ser extremamente abençoado por Deus, entregou-se ao adultério e assassinato. Apesar de suas asas quebradas por causa do pecado,  não lhe impediram de ser chamado “O homem segundo o coração de Deus”.
5 – Pedro Negou a Jesus na hora da aflição, fugiu para o deserto. Porém, as suas asas quebradas não impediram que ele fosse escolhido por Jesus para apascentar as suas ovelhas e tornou-se um grande pregador do evangelho e poderoso em obras.
6 Paulo Nascido Saulo, como tal, perseguiu o evangelho do Senhor Jesus, prendeu os cristãos, consentiu na morte de Estevão. Porém, apesar das asas quebradas,  Jesus o chamou na estrada de Damasco e ele implantou igrejas em todo mundo conhecido da época, escreveu cartas às igrejas que ele implantou e estão na Bíblia para nossa instrução.

Como vem a restauração?

Moisés, que um dia esteve assim, depois de seus fracassos como libertador, ouviu do Senhor uma palavra maravilhosa que lhe trouxe duas verdades acerca do Deus que ele mesmo desconhecia.
 A – Deus é o Deus dos homens que fracassam – Quando Deus disse a Moisés que Ele era o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, aparentemente estava listando os nomes dos primeiros superstars da Bíblia. Na verdade o que Deus estava dizendo para Moisés, quando cita os patriarcas é que Ele é Deus de homens que fracassam. Todos eles tiveram as asas quebradas, fracassaram em algum ponto de suas vidas, foram imperfeitos, mas subiram às alturas porque souberam confiar no Deus que usa os homens, quando estes fracassam.
B – Deus é o Deus da segunda chance – Quando homens de Deus que um dia fracassaram, conseguem galgar a galeria dos grandes heróis da fé é por que o nosso Deus é o Deus da segunda chance, da segunda oportunidade. É o Deus disposto a reescrever a nossa história. Moisés descobriu isto de modo maravilhoso.
 
Conclusão: Antes de pensar em desistir, por causa de asas quebradas, lembre-se: a Bíblia não é o livro de homens e mulheres perfeitos, é o livro de homens e mulheres restaurados pela Graça e o Sangue de Jesus.



Paz a todos, Paulo Guita.