sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Prosperidade > 4


Quero dar continuidade a este tema, não por ter faltado alguma coisa nas postagens anteriores, mas para nossa segurança e, também por ser um assunto vasto.
Dentro daquilo que o apóstolo Paulo se propôs a ensinar, na carta aos Filipenses, cap. 4, vers. 10-13, ele trata de uma verdade absoluta, e não relativa como fazem algumas lideranças quando pegam textos isolados e aplicam na "igreja", não com o desejo de ensinar, e sim para alcançar seus objetivos pessoais. Esses líderes esquecem alguns princípios fundamentais ao usarem esses textos. A primeira coisa que temos que observar num texto quando vamos fazer uso dele é: Quem escreveu, quando escreveu, porque escreveu e para quem escreveu. Depois disso é: Em que ele vai servir na igreja e como aplicar nas nossas vidas no tempo presente, de forma que haja crescimento e edificação do corpo. Assim, não utilizaremos textos sem contexto para virar pretexto.
[feriad%C3%A3o+na+casa+do+vo+vov%C3%B4+093.jpg]Quando Paulo declara que podia tudo naquele que o fortalecia, nos versículos anteriores ele relatou que estava adaptado a toda e qualquer circunstância. Adaptou-se a circunstância de não ter o que comer, mas também sabia se comportar quando vivia momentos de fartura. Ele relata que descobriu o segredo de ser feliz, e o segredo é não dependermos das circunstâncias em que estamos vivendo. Não andamos pelo que sentimos e sim pelo que cremos! Quando entendermos que não dependemos das circunstâncias ou dos nossos sentimentos para sermos felizes, e sim de Jesus e do seu Espírito em nós, poderemos afirmar que “podemos tudo naquele que nos fortalece”. Podemos ter fartura, mas também poderemos passar por momentos de não termos nada. Não dependemos das circunstâncias, dependemos de Jesus!