domingo, 21 de agosto de 2011

Andando em novidade de vida 4 > novo nascimento parte > 2

COMO tínhamos falado, trataremos nesta parte da função da alma em relação ao novo nascimento. PRIMEIRO vamos entender o que é a alma. A palavra alma no grego tem o seguinte valor semântico: (psique, intelecto, vontade e razão). A nossa alma é que tem relação com o mundo visível. Esta alma que é a natureza humana, não passou nem passará pelo novo nascimento ou regeneração, ela sempre vai declinar para as coisas deste mundo.


Quando o apóstolo PAULO fala que a carne luta contra o espírito, na verdade ele está dizendo que a alma luta contra o espírito do homem agora regenerado. O espírito daquele que passou pelo novo nascimento sempre vai se inclinar para as coisas que são de DEUS, porém a alma declina naturalmente para as coisas deste mundo. A alma humana é a mesma desde de que o homem (gênero) foi criado, seja com suas vontades ou razões. Por esta razão é que mesmo tendo sido o nosso espírito vivificado pelo Espírito, ainda, praticamos acidentalmente coisas do velho homem, que obviamente reprovamos. A alma humana com sua natureza, terrena, diabólica e hostil é responsável por tais obras da carne, e vai ser assim até a volta de Cristo. NÃO estou dizendo com isso que devemos pecar e dizer que não podemos fazer nada porque é a natureza humana; e sim, que haverá sempre este conflito operando em nós. O nosso espírito sempre vai querer agradar a DEUS; porém, a alma naturalmente sempre será um oponente. Em contrapartida, a alma vai sempre desejar as coisas deste mundo; porém, o homem interior, espírito vivificado, sempre será oponente dela. Esta oposição é a guerra interior que gera conflito em muitos quanto ao novo nascimento, e é feita uma pergunta clássica: "se tudo se fez novo, por que ainda pratico coisas que praticava antes?". Agora entendemos um pouco desta guerra do homem interior (espírito) com o homem exterior (alma). Ressalte-se que nesta peleja, guerra entre  espírito e alma, prevalece quem melhor estiver alimentado. PRECISAMOS sempre levar a alma cativa em sujeição ao espírito, O apóstolo PAULO nos aconselha a pensar nas coisas que são do alto, que edificam e que sao de boa fama. 

O salmista DAVI diz em salmos que humilhava sua alma com jejuns e oração e o apóstolo PAULO nos deixa um conselho de como vencer esta guerra na sua carta aos gálatas capitulo 5: ver:13-26: "que DEUS nos abençoe e nos encha de graça e misericordia para podermos ficar firmes até a volta de JESUS, submetendo-nos sempre a sua palavra" . 
Graça e paz!

Pastor e Mestre Márcio Santos, princesas Renata e Karine e o príncipe Ary.