Restrição
O propósito do Pai mediante a revelação do ministério profético de Jesus é de ter uma família de muitos irmãos que se pareçam com Jesus. Esta semelhança aponta para a essência da vida de Jesus em sentido amplo, e a forma que Ele enxergava as pessoas e tudo que estava ao seu redor. A leitura que se fazemos de tudo que vemos e sentimos é um dos fatores determinantes para que tenhamos uma vida cristã genuína. Para desfrutar de uma vida cristã sustentável, diante dos óbices da vida, depende-se diretamente da forma que enxergamos as coisas e as pessoas. Jesus via as pessoas como ovelhas que não têm pastor e o sentimento produzido, após tal leitura, era de compaixão. Os olhos são as janelas da alma, logo a forma mais fácil de se atingir o coração humano. Conclui-se que as lentes com as quais conseguimos ler os movimentos históricos, espirituais, sociais, políticos, religiosos, econômicos etc., são de importância fundamental.
A restrição no homem interior faz com que o homem deixe de fazer alguma coisa lícita em obediência ao Espírito de Jesus. Não há nenhuma ilicitude em determinado ato, porém, a alma entende que há uma restrição do Pai revelada no homem interior. Alguém que se organiza para evangelização de uma determinada localidade, e na data decide no espírito evangelizar uma pessoa específica é um típico exemplo de restrição. O Espírito Santo trabalha dessa maneira no homem interior, seja mediante constrangimento ou através da restrição. Por mais que racionalmente se tente elucubrar contra as decisões do Espírito no homem interior, prevalece a voz do Espírito de forma soberana. A afirmação da soberania da voz do Espírito Santo no homem interior não tem um significado implícito de obediência. A soberania da voz é fundamentada no poder que a envolve e na impossibilidade de ser ofuscada pela razão. A voz permanece ecoando, ainda, que o homem decida por direção oposta.Amados, é poético, lindo e maravilhoso, contudo a maioria dessas decisões não são confortáveis para alma, e muitos crentes não querem essa dimensão. Ressalte-se que estão inclusos nesta afirmação todos os amados em Cristo Jesus, independentemente de função no corpo. A ostentação de determinado título habilita a sujeição das diretrizes do Espírito Santo. Falo com homem, me parece que a maioria dos líderes se afastam da simplicidade e pureza do evangelho em função da ostentação e performance de determinados títulos. Se o Pai nos permitir faremos alguma postagem acerca do assunto objetivando, sempre, a edificação e crescimento do corpo de Cristo.
Examine o texto abaixo relacionado:
ATOS 16
< Restrição>
6 E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. 7 E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.
< Restrição>