sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Funções do espírito > Constrangimento

Constrangimento
O propósito do Pai mediante a revelação do ministério profético de Jesus é de ter uma família de muitos irmãos que se pareçam com Jesus. Esta semelhança aponta para a essência da vida de Jesus em sentido amplo, e a forma que Ele enxergava as pessoas e tudo que estava ao seu redor. A leitura que se fazemos de tudo que vemos e sentimos é um dos fatores determinantes para que tenhamos uma vida cristã genuína. Para desfrutar de uma vida cristã sustentável, diante dos óbices da vida, depende-se diretamente da forma que enxergamos as coisas e as pessoas. Jesus via as pessoas como ovelhas que não têm pastor e o sentimento produzido, após tal leitura, era de compaixão. Os olhos são as janelas da alma, logo a forma mais fácil de se atingir o coração humano. Conclui-se que as lentes com as quais conseguimos ler os movimentos históricos, espirituais, sociais, políticos, religiosos, econômicos etc., são de importância fundamental. 

Ter uma visão clara,  desprovida de distorções teológicas, filosóficas etc., que afastam as pessoas da essência do evangelho de Jesus, é tudo que o corpo necessita. Quando o homem reconhece Jesus Cristo como Senhor, kyrios, sua visão do mundo é transformada em sentido amplo e verdadeiro. Este não vê mais os homens como árvores e árvores como homens; e sim, homens como homens e árvores como árvores. O Espírito Santo é o responsável pela desintoxicação da alma e toda revelação no homem interior acerca do propósito do evangelho de Jesus Cristo. A sensibilidade aos movimentos do Espírito Santo no homem interior é o que todo discípulo precisa adquirir e vivenciar. Tais movimentos dar-se-ão mediante a comunhão, consciência e intuição que são funções do espírito humano vivificado. Intuitivamente somos constrangidos a fazer coisas que não são comuns e restringidos a fazer coisas que nos são lícitas. O constrangimento no homem interior conduz o homem a certos posicionamentos que parecem loucura aos olhos de descrentes ou crentes carnais. Um jovem que decide doar sua juventude para evangelização de índios não parece para maioria das pessoas, inclusive alguns "crentes", uma decisão coerente.
<Constrangimento>
8 E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. 9 E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. 10 E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.

ATOS 20
22 E agora, eis que, ligado eu pelo espíritovou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, 23 Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. 24 Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. 25 E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto.
ATOS 21 
10 E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo;
11 E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. 12 E, ouvindo nós isto, rogamos-lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subisse a Jerusalém. 13 Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. 14 E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor. 15 E depois daqueles dias, havendo feito os nossos preparativos, subimos a Jerusalém.
<Constrangimento>