quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Geazi e sua perspectiva terrena - parte II


“Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? Respondeu ele: Teu servo não foi a parte alguma.
Eliseu porém, lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro ao teu encontro? Era isto ocasião para receberes prata e roupa, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?
Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e a tua descendência para sempre. Então Geazi saiu da presença dele leproso, branco como a neve” (II Reis 5: 25-27).

A lepra da qual Naamã foi curado, hoje é identificada como Hanseníase (doença conhecida por manchas brancas e perda de sensibilidade no local afetado). A história conta que Geazi ficou leproso como conseqüência deste erro, e quando eu acabara de compartilhar esta mensagem em uma reunião no mês passado, aprendi um detalhe interessante: Assim como a lepra (Hanseníase) aponta para insensibilidade, Geazi já demonstrava insensibilidade em seu interior. Diante de tudo que via ao lado de Eliseu, ele continuava insensível para enxergar as coisas espirituais. Parecia tão obstinado cobiçando as coisas deste mundo que se tornou cego para os sinais de Deus que eram visíveis a olho nu. A lepra manifestada em seu corpo como conseqüência de seus erros, externou a doença que habitava seu interior.

Geazi teve uma oportunidade ímpar! Qual dos discípulos dos profetas não almejou tal chance? Aonde Eliseu chegava, era sinônimo que Deus iria agir. Acredito que todos desejavam estar aos pés de Eliseu, acompanhando-o nas viagens e aprendendo dia a dia por intermédio deste grande profeta. Deus manifestou-se na vida de Eliseu de forma tão poderosa, que operou um milagre até após sua morte, ressuscitando um homem quando seu corpo foi jogado na cova de Eliseu, e tocou seu cadáver (Leia II Reis 13:20-21).

Observando todas as oportunidades desprezadas pelo jovem discípulo do profeta, não pude deixar de fazer uma analogia com tudo que tenho aprendido em Cristo, quantos foram os ensinamentos e experiências com o Espírito Santo. É certo que o Pai tem planos e sonhos para cada um de nós, e para a realização dos planos d’Ele, só falta uma coisa: A minha e a sua atitude! Ele já fez tudo por nós, e ainda tem feito mais.

Farei aquela pergunta, da qual nunca posso me esquivar: Qual será a reação que EU e VOCÊ teremos diante de todo investimento de Deus em nossas vidas ? O que será que Jesus espera de nós ? Precisamos tomar decisões todos os dias, e estas decisões revelam nosso caráter e nossa fé. Só quero te lembrar que não tomar nenhuma decisão, já é em si uma decisão, ainda que seja de omissão. Será que nossas atitudes tem revelado Cristo em nós? O meu comportamento e o seu tem sido parecido com o que Jesus faria em nosso lugar?


[FotoBlog.JPG]



Vamos refletir nisto... Luiz Reis