
Um pai, envolto de forma abrangente pelo significado desta palavra, corrige aos filhos quando infringem as determinações e orientações dele, porém, é impedido de corrigir o filho do vizinho, ainda, que este seja um amigo. Assim, o Pai das luzes corrige seus filhos, amados e queridos, quando infringem princípios, explícitos ou implícitos, contidos nas Escrituras. Esta disciplina emanada do Pai das luzes é imediata e eficaz, acompanhada normalmente por tristeza, produzida pelo Espírito Santo, a fim de gerar vida. Enquanto, o Espírito Santo produz tristeza para vida, o deus deste século, satanás, gera tristeza para morte.
"Porque o Pai corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho". Hebreus 12:6
Algumas pessoas vivem na congregação de forma leviana, sem comprometimento com o Pai e com o corpo de Cristo. Afirmam veementemente não sentir as consequências dos "tais princípios quebrados", e reiteram que tudo está caminhando muito bem. Como consequência natural é estabelecida uma propina para própria consciência com a seguinte leitura: certeza da escolha do caminho percorrido; certeza que os ensinamentos acerca de princípios de Deus, quando quebrados, e suas consequências são verdadeiros embustes. O comportamento indica que estas pessoas são desprovidas de temor e zelo pelos princípios de Deus, impressos pelo Espírito Santo no coração daquele que nasceu de novo. Embora, afirmem de forma peremptória serem discípulos de Jesus, o estilo de vida cultivado e aspirado nega expressamente esta declaração. As Escrituras afirmam que o reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito, porém, o que mais aspiram é viver uma vida "glamourosa". É lamentável! Veja o que diz as Escrituras:
Romanos 1:
28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes;
Sinal: comigo é assim: "faço o que dá na minha telha e pronto; faço o que quero porque eu fui criado assim...; não tenho que dá satisfação a ninguém porque ninguém coloca comida no meu prato; o meu pastor é Jesus". Família Denorex
29 Estando cheios de toda a iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; 30 Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; 31 Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; 32 Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
Quando tenho liberdade para cooperar com alguns amados que estão nessa situação faço a seguinte declaração: "a sua situação é muito pior do que imaginava, pois, se as Escrituras confirmam como princípio norteador a disciplina, Paterna, aos filhos que ama, há forte indício que você (aquele que não percebe nenhuma consequência dos atos levianos) não seja filho de fato". Queridos, se você se sente ofendido, ou, acha que foi uma forma deselegante de afirmar a ausência de filiação paterna, peço-lhes desculpas, porém, se faz necessário. Existem pessoas, "pastores", pregadores do "evangelho", "evangelistas" etc., que afirmam literalmente o seguinte: "quanto mais eu me prostituo, peco, mais sou usado por deus". O deus deste século produz sinais de engano, pois, satanás tem poder de se transfigurar em anjo de luz, ainda, que a natureza dele seja trevas em essência. A igreja de Jesus vive em função de sinais e prodígios; e sim, em função de um fato que Jesus é Senhor. A noiva do Cordeiro vive fundamentada nos princípios eternos, norteadores e formadores, contidos nas Escrituras. A igreja de Jesus não tem como missão buscá-los, sinais e prodígios, como prioridade em detrimento do caráter de Cristo. Deverá buscar incessante de se parecer com Jesus, o justo e justificador, pois este é o propósito eterno do Pai.